segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Como administrar uma startup para que dê o resultado esperado?

As pistas de que sua startup não terá o resultado esperado?

O seguinte artigo teve origem numa dúvida encaminhada por um leitor para a redação da EXAME.COM: Como administrar uma startup para que dê o resultado esperado?
http://exame.abril.com.br/pme/pistas-sua-startup-nao-tera-resultado/
Editado por Mariana Desidério, de EXAME.com - Publicado em 18 de Outubro de 2016

Por Cristian Welsh Miguens – Univ. Anhembi Morumbi para EXAME.com

Antes de responder a pergunta, vamos ver quais os motivos pelos quais uma startup pode não apresentar o resultado esperado.
a)    Ausência de planejamento;
b)    Planejamento mal feito;
c)    Implementação do Planejamento mal executado;
d)    Acreditar que o Plano não precisa de alterações na medida em que vai sendo implantado e executado.
Da lista acima concluímos que a primeira questão é planejar de forma adequada. Em geral temos uma ideia errada do que seja planejamento. Um bom Plano nos ajuda a não perder de vista os objetivos e metas e os meios para atingi-los. Obriga a fazer um exercício mental sobre todos os detalhes do negócio.
O Planejamento engessa as decisões apenas se o empreendedor permitir. Se se verifica algum erro, se mudam as premissas, se aparece um fato novo, é preciso mudar o plano e ajustar as ações para adequar o negócio e a execução do plano à realidade. Este ciclo, o de planejar, definir um plano de ação, executar o plano, verificar se ele se desenvolve conforme esperado, corrigir o plano e reiniciar o ciclo é a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Action). Pode obter mais detalhes consultando na internet Métodos de Análise e Solução de Problemas (MASP). A metodologia é simples e de fácil compreensão. Já a sua execução, requer muita disciplina.
Um erro comum cometido na gestão da startup é o de esquecer e deixar de ouvir o cliente. Permita o cliente (ou o potencial cliente) a lhe ajudar ouvindo as queixas e sugestões. Incentive-o a permanentemente ficar em contato com a empresa. Desenvolva mecanismos que facilitem esse contato. Vai se surpreender com a qualidade e boa vontade das pessoas para lhe ajudar a resolver os problemas da empresa e, ainda, de graça!!!!
O outro erro comum e esquecer-se que você terá concorrentes e que eles não ficarão quietos observando o seu sucesso. Tente sempre antecipar-se. Inclua nas premissas que servirão de base aos seus planos que a cada ação diferenciada sua haverá algum tipo de reação dos concorrentes. Planeje como os enfrentará. Durante a execução, monitore os concorrentes e as suas ações. Então, mais uma vez adeque o plano.
Nenhum empreendedor precisa ser um especialista em administração. Mas os problemas de administrativos e de gestão, muitas vezes, precisam de especialistas. Empreendedores em geral conhecem muito bem o produto e o seu mercado. Mas tem enormes problemas com a administração geral do negócio, com a administração de pessoas, com a aplicação e o cumprimento da legislação e, muitas vezes, com a gestão financeira. Deixe o orgulho de lado e peça ajuda. Se acreditar que seu negócio não comporta pagar por esse tipo de ajuda, sugira pagar por resultado. Não seja ganancioso, compartilhe o resultado da criação de valor do seu negócio com quem lhe ajuda a gerar esse valor.
E, se for solicitar ajuda, lembre que o barato sai caro. Procure profissionais competentes. Solicite deles boas referencias. Procure contato com quem já se utilizou dos serviços desse profissional. Se você não consegue desenvolver um vínculo de confiança com ele, não o contrate, continue procurando. E nunca, nunca mesmo, delegue em pessoas de fora da empresa a decisão final sobre as sugestões fornecidas pelos especialistas contratados. Se não estiver convencido, questione, questione e questione até se convencer, ou não, de que o sugerido vai lhe trazer benefícios.
Feito, agora já tenho a fórmula do sucesso !!!!!

ENGANO SEU !!!! No mundo dos negócios não há garantias. O risco sempre existe. Mesmo fazendo tudo certo, o negócio pode dar errado. Fazer as coisas certas aumenta a suas chances de que o negócio dê certo. Mas, não garante que vai dar certo. Seja bem vindo à vida e à dura realidade do empreendedor ! E, como sempre, boa sorte !

Mais sobre Empreendedorismo, Negócios e Economia em https://criswelmig.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sócio Diretor da IRON Consultoria