O valor de dados e informações
Por Cristian Welsh Miguens, CMC – Sócio da IRON Consultoria - www.ironconsultoria.com.br
“Na medida em que co-evoluímos com a tecnologia
aprendemos que, embora não possamos domesticar o tempo, podemos aumentar
exponencialmente o que é possível de se fazer no tempo.
O recurso natural mais valioso do mundo é ...... Dados. O
valor dos dados aumenta exponencialmente quando se relacionam de forma
inteligente com a tecnologia.”
Dave
Copps – CEO / Worlds
Webinar “AI
- When is it Coming and What will it Mean” – 11/06/2020
https://www.youtube.com/watch?v=bBXEIR_oF1g
Desde jovem aprendi o valor dos dados e informações.
A primeira questão foi perceber a diferença entre dados e
informações. O dado em si não é tão relevante. Torna-se relevante apenas quando
diversos dados se inter-relacionam para produzir a informação. A informação
adquirida é a que é percebida pelo nosso cérebro e nos permite daí em diante
fazer análise, diagnóstico, tomar decisões e só então iniciar a ação.
Aprendi também que este processo é a base da lógica
analítica e que tentar encontrar atalhos neste processo é ineficiente e
ineficaz. Compreender o processo, entretanto, auxilia muito a melhorar a tomada
de decisão e a posterior ação.
Informação
é poder?
Descobri ao longo dos anos que a frase “informação é poder”
é apenas parcialmente verdadeira. Aqui devemos distinguir duas questões presentes
na questão:
a) deve-se “filtrar inicialmente o que é informação do que
sejam dados (lembrando que algumas informações obtidas a partir de um conjunto
de dados pode transformar-se em dados para o seu processamento e a obtenção de
novas informações), possuir boas ferramentas para o processamento dos dados
gerando informação útil para os nossos fins e possuir a capacidade intelectual
e técnica de compreender corretamente a informação disponível. A experiencia me
revelou que esta última condição é “difícil de se achar no mercado” (as
inúmeras causas deste fenômeno não serão discutidas neste artigo, mas,
certamente, passam pela deficiência nos sistemas de educação, desde a básica
até a profissional), e;
b) os fins para os quais é utilizada a informação produzida.
A informação produzida e utilizada dentro de padrões éticos e morais, fornece
um poder a quem a possui que podemos definir como sendo uma oportunidade de
obter “benefício pessoal” ao conferir a tal pessoa um diferencial competitivo.
Entretanto, este diferencial torna-se válido aos olhos da sociedade apenas na
medida em que acabe contribuindo para gerar valor para toda a sociedade. É a
natureza da lógica do “livre mercado” e da meritocracia. Já quando inexistem
limites impostos pela ética e a moralidade, a informação pode ser manipulada o
que geralmente acontece por sua vez quando se deseja manipular com ela pessoas
e grupos de pessoas. Deste fato decorre uma das possibilidades de adquirir
poder sobre as pessoas, um poder ilegítimo uma vez que se origina numa fraude,
a de manipular dados e informações com o fim de apresentar uma “realidade”
falsa. A melhor defesa para quem não quer ser enganado é compreender bem todo o
processo de geração da informação, com o objetivo de detectar em que parte dele
é que se encontra a fraude (geralmente se trata da omissão de determinados
dados e/ou informações adicionais).
Informação
e tecnologia
O conhecimento e valor agregado pelo conhecimento adicionado
e acumulado ao longo dos séculos é o que promoveu e promove o progresso e a
melhoria das condições de vida. O conhecimento e o conhecimento agregado só se produzem
na medida em que se tem acesso à informação, que se agrega à informação
acumulada, somada à capacidade intelectual e técnica desenvolvida pelos seres
humanos, gera inovação que, por sua vez, gera progresso.
O desenvolvimento de tecnologia é parte da evolução e do
progresso. Ela é gerada de tal forma que frequentemente confunde-se a relação
de causa e efeito ao longo do processo – inicialmente é efeito ou consequência
desse progresso para, então, tornar-se elemento chave para a geração de novos
desenvolvimentos.
O desenvolvimento tecnológico e o progresso são e se se
confundem frequentemente também com o que chamamos de mudança, ou seja, quando
o presente deixa de ser igual ao passado que esperávamos, com base na lógica ou
apenas na percepção intuitiva, e nos defrontamos então com um novo futuro para
o qual não temos certeza se estamos preparados a enfrentar pois, naturalmente,
por ser novo, nos faltam ainda dados e informações para interpreta-lo
adequadamente (as reações das pessoas provocadas por esta incerteza ou, se
preferirem, este sentimento, não serão discutidas neste artigo mas, pela
importância deste fenômeno no processo de gestão, acrescento que dá origem a um
processo e a uma metodologia que visa minimizar os efeitos destas reações adversas
diante da mudança chamado de “Gestão da Mudança”. Trataremos disto em momento
oportuno).
A nossa realidade indica que o processo de mudança continua
a acelerar-se. O vetor catalizador é geralmente identificado como sendo a
capacidade que adquirimos de capturar e armazenar dados assim como a velocidade
em que conseguimos processá-los, ou seja, o enorme volume de novas informações
a que temos acesso. Destas afirmações se derivam e contribuem a dar sentido às
duas frases citadas no início deste artigo.
Esclarecendo: precisamos aprender e compreender que hoje
temos condições – oportunidade – de fazer muito mais que no passado na mesma
quantidade de tempo pois não precisamos gastar tanto tempo em “ir atrás” de
dados novos nem de “processar esses dados” manualmente. A tecnologia atingiu
tal grau de desenvolvimento que isto é o que ela nos oferece de vantajoso. Também
precisamos aprender e compreender que esta tecnologia não trará benefícios por
si só, mas que precisamos “domestica-la” de forma inteligente (ação humana)
para que gere valor real à sociedade. A consequência lógica destas afirmações é
que precisamos desenvolver e adquirir novas competências específicas para lidar
com este fato e com a sua aceleração, potencializando os seus benefícios e nos
prevenindo dos seus perigos inerentes, como já mencionamos.
Impactos na gestão
Quem for capaz de adquirir estas competências e aproveitar
as oportunidades que a tecnologia já desenvolvida nos oferece será capaz de
adquirir uma vantagem competitiva relevante a baixíssimo custo. Isto é gestão.
Isto, adquirir tais competências e então tornar possível usufruir dos benefícios
que esta oportunidade nos apresenta, faz parte do processo de gestão do
negócio. Porque então os pequenos e médios negócios apresentam baixa penetração
na utilização de tecnologias da informação (TI) se elas podem trazer tantos
benefícios, como estamos afirmando?
O curso “Métodos de Análise e Solução de Problemas” da IRON
Consultoria, aborda e apresenta mecanismos
– técnicas e metodologias – que devem auxiliar o empresário e o executivo a
avaliar melhor este problema, um dos mais relevantes para a gestão de negócios
na atualidade, assim como outros tipos de problemas. No curso também
abordamos as técnicas e aplicativos de TI disponíveis, desmistificando alguns
conceitos que impedem que as empresas, não só as pequenas e médias mas também aquelas que tentam
aprimorar a digitalização dos seus processos, aprofundem o seu uso usufruindo
de todas as suas vantagens. Para mais informações e inscrição acesse https://www.ironconsultoria.com.br/produto/metodos-de-analise-e-solucao-de-problemas/
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