A Consultoria de Organização é uma profissão
Por Cristian Welsh Miguens – 21Mar2013
A palavra “consultor” é uma palavra no mínimo charmosa. Não
fosse desta forma, não estaria sendo usada de forma tão ampla e generalizada
pelas mais diversas profissões: consultor de imóveis, consultor de beleza,
consultor técnico, consultor de seguros, consultor de vendas, e por aí vai.
Isto impõe aos Consultores de Organização um desafio
inicial: como fazer para diferenciar o trabalho realizado por ele do de tantos
outros. O que o Consultor de Organização tem em comum com todos os outros é que
ele é um especialista em algum assunto e que ele é contratado quando o cliente
considera ter um “problema” que ele próprio não consegue resolver. É aqui que
terminam as semelhanças.
O Consultor de Organização é um especialista em questões de
gestão (administração) de empresas públicas ou privadas, com ou sem fins de
lucro, ou seja, organizações (daí o nome “de Organização”). Como há diversas
áreas envolvendo a gestão de empresas, há também especialistas em diversas
áreas: financeiro, estratégia, processos, qualidade, vendas, recursos humanos,
etc.
O maior problema para clientes de consultoria e para os
Consultores de Organização profissionais é ter que lidar com especialistas que
acreditam que este fato já os habilita para se apresentarem como Consultores de
Organização.
O Consultor de Organização profissional pauta a sua conduta
por um código de ética rígido, e o torna público para poder ser cobrado pelos
clientes e potenciais clientes quanto a sua conduta.
O Consultor de Organização profissional desenvolveu
competências em consultoria de organização especificamente (ou seja,
competências necessárias para conduzir todo o processo de consultoria do início
ao fim). Para tanto, ele investe permanentemente em autodesenvolvimento.
O Consultor Profissional sabe que ele não resolverá o
eventual problema do cliente sem envolver o próprio cliente na busca de uma
solução e na implantação da alternativa escolhida. Como os clientes em geral
não tem a percepção clara do quanto é importante o seu próprio envolvimento no
processo, o Consultor de Organização profissional alerta o cliente e desenha a
sua proposta demonstrando ao cliente o tamanho e intensidade de envolvimento
requerido dele mesmo para o sucesso do projeto.
O Consultor Profissional ainda assume como a sua obrigação
transferir ao cliente todo o conhecimento necessário para que este possa
eventualmente lidar com o problema no futuro sem ter que recorrer novamente a
um Consultor de Organização.
Estas diferenças que parecem sutis fazem toda a diferença na
qualidade dos trabalhos desenvolvidos, no desempenho dos consultores e na
satisfação dos clientes.
O IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização)
trabalha desde 1968 para orientar todos aqueles que desejem abraçar a profissão
sobre como faze-lo e para que o mercado (os empresários que desejam contratar
um consultor ou uma consultoria de organização) reconheça nos seus filiados a
condição de Consultor de Organização verdadeiramente profissional. Para
enfatizar mais tal condição, o IBCO se filiou ao ICMCI – The International Council of Management Consulting Institutes
em 2000. Esta instituição internacional congrega institutos que representam os
Consultores de Organização profissionais no mundo todo, um para cada país. O
Brasil, por meio do IBCO, é o único país da América Latina representado nele.
Como isto beneficia os potenciais clientes? Para o ICMCI, o desenvolvimento da profissão de consultoria de organização (management consulting) é uma ação global e tornou-se a sua razão de
ser. O ICMCI é o instrumento que a nossa profissão usa
para enfrentar o desafio em uma
base transnacional. O ICMCI promove os
interesses e desenvolve a consultoria de organização como profissão
mundialmente. A sua principal tarefa tem sido estimular, prover suporte e
certificar os institutos nacionais de consultores. Para tanto desenvolveu
standards - padrões de desempenho e de conduta - para a profissão e um processo
universal de certificação de consultores que gera reconhecimento e
reciprocidade entre todos os institutos membros do ICMCI, o CMC-Certified
Management Consultant, assim como um processo de “assessment” dos institutos
membros.
Mais uma vez, como é que isto pode beneficiar os potenciais
clientes de consultoria de organização? A
certificação é a forma que qualquer empresário ou executivo possui para ter
certeza de que está contratando um verdadeiro profissional de consultoria de
organização, um profissional que não apenas é um especialista em alguma área da
gestão de empresas mas também alguém que conhece os limites da sua ação diante
dos problemas do cliente, que então explora as potencialidades, conhecimentos e
competências que existem dentro da própria organização do cliente e
fundamentalmente alguém que consegue administrar o processo de geração e
escolha de alternativas de solução e a respectiva implantação de tais soluções.
Alguém que põe os interesses do cliente em primeiro lugar, que transfere
conhecimento para o cliente e os seus colaboradores e que atua de acordo com
princípios éticos conhecidos do cliente e que, portanto, podem ser conferidos e
exigidos pelo cliente.
Os Núcleos Regionais do IBCO se integram a esse esforço,
destacando a consultoria como protagonista de destaque no desenvolvimento desta
grande Nação.
O Standard EN 16114, que
entrou em vigor na Comunidade Econômica Europeia em Novembro de 2011 –
desenvolvido em conjunto com o ICMCI - é um exemplo de promoção da melhoria da
qualidade dos serviços de consultoria de organização pelo ICMCI e os seus
membros. Esta norma, no certificável, fornece diretrizes para a entrega efetiva
dos serviços de consultoria de organização e recomendações para melhorar a
especificação, execução aceitação e encerramento de serviços de consultoria de
organização. Se aplica a todos os fornecedores de serviços de consultoria de
organização, empresas ou indivíduos, para qualquer tipo de projeto e para
qualquer tipo de cliente. O IBCO vê nesta norma a oportunidade de auxiliar mais
uma vez o mercado de consultoria, convictos que estamos que difundir a mesma no
Brasil trará assistência para aumentar a capacidade e competência
das consultorias contratadas por meio de mecanismos de procura, escolha
e contratação adequados, melhor visibilidade
com relação ao uso e benefícios dos
serviços de consultoria de organização reduzindo significativamente os riscos inerentes
à contratação dos mesmos.
O IBCO está empenhado em contribuir
para o desenvolvimento de competências específicas para a formação de consultores
de organização profissionais – por meio de seu curso específico – e de auxiliar
os empresários e organizações a contratar profissionais de consultoria
adequadamente encorajando-os a usar o standard por meio das ações promovidas
pelos seus Núcleos Regionais. Acreditamos que esta norma deveria ser considerada
nos mais relevantes programas oficiais Nacionais, assim como está acontecendo
na Europa, dando suporte a uma imagem
profissional de consultoria de organização.
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