sexta-feira, 8 de julho de 2016

Lutando com a Mudança de Cultura na sua Organização?

Lutando com a Mudança de Cultura na sua Organização?
Dwight Mihalicz, 28 de Setembro, 2015 (tradução livre de Cristian Welsh Miguens)
As organizações com frequência ficam desapontadas com a execução da estratégia ao perceber que não atende às expectativas. Invariavelmente se geram discussões que aponta para questões relacionadas com a cultura, como em: "Precisamos mudar nossa cultura". Você se encontra nesta posição?
Se for assim tome muito cuidado!
O que significa mudar a cultura de uma organização? Comecemos esclarecendo: o que é Cultura Organizacional?
Há abundante material na literatura em Ciências da Administração com definições de cultura organizacional. Confira a do Wikipedia: Cultura Organizacional é o comportamento dos seres humanos em uma organização e o significado atribuído pelas pessoas a tais comportamentos. Embora seja uma bela definição, para nosso propósito ela não ajuda muito. Para mim, ter uma cultura organizacional adequada permite que os colaboradores compartilhem um certo estado de consciência para que estejam alinhados para atingir um objetivo comum. Temos o elemento comportamento, mas, também deve existir um elemento referente à obtenção de resultados.
A próxima pergunta que devemos considerar é: o que é execução da estratégia?
A resposta não é a mesma? Ter colaboradores compartilhando um certo estado de consciência para que estejam alinhados para atingir um objetivo comum? Estou ciente que existem definições mais detalhadas envolvendo processos multitarefa de execução da estratégia. Mas conforme o cerne da nossa definição, na visão do CEO e do Conselho de Administração, o que se deseja é que todos na organização estejam alinhados, que ajam em sincronia; tomar decisões e iniciativas de forma consistente com a execução da estratégia da organização.
Eu entendo que exista apenas uma forma de atingirmos tal situação. A organização deve possuir em pleno funcionamento um sistema de liderança gerencial. Começando com o CEO e em diante, cada um dos gerentes deve gerir, administrar. A gestão inclui planejar, decidir quais as tarefas de valor agregado que só ele, como gerente, pode fazer, definir o contexto para os seus gerentes subordinados, delegar tarefas que possam ser claramente delegadas, com definição de prazos de execução e estabelecendo mecanismos e ciclos robustos de feedback. Se todos os gerentes estiverem desempenhando-se em conformidade com esta consistente estrutura, muitos problemas desapareceriam:
1.    Todo indivíduo na organização saberia quais as tarefas e ações pelas quais ele é responsável, qual o seu respectivo grau de autoridade e os recursos a sua disposição para executá-las;
2.    Todo individuo na organização compreenderia como os próprios resultados contribuem com as diretrizes estratégicas;
3.    A comunicação estaria bem dimensionada fornecendo as informações necessárias, no momento certo, para que elas de fato contribuam;
4.    Os “feudos” desapareceriam na medida em que todos compreenderiam os limites de responsabilidade sobre os resultados que cada um deve atingir e como se relacionam uns com os outros;
5.    Todos e cada um dos colaboradores recebe feedback consistente com relação aos seus resultados e aos meios empregados para atingi-los.
Quando uma organização consegue isto ela não precisará preocupar-se em alterar a sua cultura – ela terá criado a cultura adequada para alcançar a sua estratégia dentro do seu próprio ambiente. Como? Ao fazer com que cada gerente trabalhe conforme o contexto definido pelo seu superior, a partir do CEO e em diante até a linha de frente.

Parece fácil, não é? Evidentemente não é. Ao concentrar os esforços sobre o sistema de liderança gerencial, poderá ser provocada uma mudança fundamental e sustentável. Evite alocar recursos em iniciativas tradicionalmente politicamente corretas, que atraem a atenção, tais como cultura, comunicação, construção de equipes, treinamento de liderança e afins. Todas estas iniciativas desviam a atenção e impedem defrontar-se abertamente com um sistema de liderança gerencial inadequado. Ataque a causa raiz certificando-se que os gerentes estejam atuando dentro de uma estrutura centrada nos resultados da organização. Quando esta condição esteja realmente vigorando, aplique treinamento. Ficará surpreso em quão pouco mais você vai precisar fazer. 

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Sócio Diretor da IRON Consultoria