Lutando com a Mudança de
Cultura na sua Organização?
Dwight Mihalicz, 28 de Setembro, 2015 (tradução
livre de Cristian Welsh Miguens)
As organizações com frequência ficam desapontadas
com a execução da estratégia ao perceber que não atende às expectativas.
Invariavelmente se geram discussões que aponta para questões relacionadas com a
cultura, como em: "Precisamos mudar nossa cultura". Você se encontra
nesta posição?
Se
for assim tome muito cuidado!
O
que significa mudar a cultura de uma organização? Comecemos esclarecendo: o que é Cultura Organizacional?
Há
abundante material na literatura em Ciências da Administração com definições de
cultura organizacional. Confira a do Wikipedia: Cultura Organizacional é o
comportamento dos seres humanos em uma organização e o significado atribuído
pelas pessoas a tais comportamentos. Embora seja uma bela definição, para nosso
propósito ela não ajuda muito. Para mim, ter uma cultura organizacional adequada permite que
os colaboradores compartilhem um certo estado de consciência para que estejam
alinhados para atingir um objetivo comum. Temos o elemento comportamento, mas,
também deve existir um elemento referente à obtenção de resultados.
A
próxima pergunta que devemos considerar é: o
que é execução da estratégia?
A
resposta não é a mesma? Ter colaboradores compartilhando um certo estado de
consciência para que estejam alinhados para atingir um objetivo comum? Estou
ciente que existem definições mais detalhadas envolvendo processos multitarefa
de execução da estratégia. Mas conforme o cerne da nossa definição, na visão do
CEO e do Conselho de Administração, o que se deseja é que todos na organização
estejam alinhados, que ajam em sincronia; tomar decisões e iniciativas de forma
consistente com a execução da estratégia da organização.
Eu
entendo que exista apenas uma forma de atingirmos tal situação. A organização
deve possuir em pleno funcionamento um sistema de liderança gerencial. Começando com o CEO e em diante, cada um dos
gerentes deve gerir, administrar. A gestão inclui planejar, decidir quais as
tarefas de valor agregado que só ele, como gerente, pode fazer, definir o
contexto para os seus gerentes subordinados, delegar tarefas que possam ser
claramente delegadas, com definição de prazos de execução e estabelecendo
mecanismos e ciclos robustos de feedback. Se todos os gerentes estiverem
desempenhando-se em conformidade com esta consistente estrutura, muitos
problemas desapareceriam:
1. Todo indivíduo na organização saberia quais as
tarefas e ações pelas quais ele é responsável, qual o seu respectivo grau de autoridade
e os recursos a sua disposição para executá-las;
2.
Todo individuo na organização
compreenderia como os próprios resultados contribuem com as diretrizes
estratégicas;
3.
A comunicação estaria bem
dimensionada fornecendo as informações necessárias, no momento certo, para que
elas de fato contribuam;
4.
Os “feudos” desapareceriam na medida
em que todos compreenderiam os limites de responsabilidade sobre os resultados
que cada um deve atingir e como se relacionam uns com os outros;
5.
Todos e cada um dos colaboradores
recebe feedback consistente com relação aos seus resultados e aos meios
empregados para atingi-los.
Quando
uma organização consegue isto ela não precisará preocupar-se em alterar a sua
cultura – ela terá criado a cultura adequada para alcançar a sua estratégia dentro
do seu próprio ambiente. Como? Ao fazer com que cada gerente trabalhe conforme
o contexto definido pelo seu superior, a partir do CEO e em diante até a linha
de frente.
Parece
fácil, não é? Evidentemente não é. Ao
concentrar os esforços sobre o sistema de liderança gerencial, poderá ser provocada
uma mudança fundamental e sustentável. Evite alocar recursos em iniciativas tradicionalmente
politicamente corretas, que atraem a atenção, tais como cultura, comunicação,
construção de equipes, treinamento de liderança e afins. Todas estas
iniciativas desviam a atenção e impedem defrontar-se abertamente com um sistema
de liderança gerencial inadequado. Ataque a causa raiz certificando-se que os
gerentes estejam atuando dentro de uma estrutura centrada nos resultados da organização.
Quando esta condição esteja realmente vigorando, aplique treinamento. Ficará
surpreso em quão pouco mais você vai precisar fazer.
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