O papel e a contribuição da
Consultoria de Organização para com os esforços de melhoria de competitividade
no Brasil
Este artigo pretende argumentar de que
forma consultores de organização profissionais poderiam contribuir de forma
sistematizada para difundir e implementar ações que gerem melhoria da
competitividade de empresas Brasileiras, influenciando mudanças de atitudes na
sociedade.
§
Percepção do cliente e do consultor
Você decide
comprar alguma coisa sem saber o que está comprando? A não ser que você tenha
algum tipo de distúrbio, a resposta deve ser não. E se mudarmos a pergunta?
Você já
decidiu comprar alguma coisa e depois se arrependeu? É bem provável que a
resposta seja sim. Por que isso aconteceu? Entre todas as respostas possíveis a
maior parte delas deve ser: porque o que recebi não era bem o que eu esperava
receber. A pergunta lógica que deve ser feita a seguir é: por que isso
aconteceu? As respostas aqui devem ser bem mais variadas mas, receio, quase
todas elas impõem a responsabilidade pela decisão errada a quem forneceu o
produto ou o serviço e não a si mesmo.
A pergunta
provocadora: será que você especificou corretamente o que desejava antes da
compra?
Toda esta
introdução é relevante para tratarmos do assunto deste artigo: a contratação de
serviços de consultoria*1. Boa parte dos empresários ficam insatisfeitos
com os serviços de consultoria recebidos. Constatamos que as percepções do
cliente e do consultor quanto ao que a consultoria deveria entregar são
divergentes. Mais ainda, em geral, cliente e consultor não chegam a um acordo
sobre qual é o papel de cada um nesse relacionamento.
§
O que é Consultoria de Organização?
A palavra
consultoria tem um certo charme. Não fosse assim, não estariam proliferando as
diferentes categorias de “consultores” que estão aparecendo (consultor de
imóveis, consultor de seguros, consultor de beleza). Todas estas categorias, e
também os consultores de organização, atendem à definição que achamos no
wikipedia: consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação
de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Portanto, quando contrato um
consultor tenho um problema (caso contrário não precisaria de um diagnóstico è descoberta das verdadeiras causas do
problema) que deve encontrar uma solução para este problema.
Esta
definição não estabelece os tipos de problema que o consultor é capaz de resolver
nem o escopo (os limites para a ação) do consultor. Portanto recorreremos à
definição do IBCO sobre o que é consultoria de organização, destacando seus
quatro elementos:
o fornecimento de assistência e aconselhamento independente
atinentes à estrutura,
ao funcionamento e à administração de organizações
indicando métodos e
soluções a serem adotados
e a criação de condições
para a sua implantação
Em resumo, se
a maior parte dos empresários que já contrataram consultoria tivessem refletido
previamente nesta definição, ou não teriam contratado a consultoria ou não
teriam chamado esta contratação de consultoria consequentemente alterando os
termos do contrato para que refletisse melhor a natureza de tal contrato assim
como as expectativas quanto ao resultado do serviço.
Também
pode-se concluir que ser um especialista em algum assunto não habilita para ser
um bom consultor entretanto, um bom consultor precisa ser um bom especialista
na questão para a qual está sendo contratado. Ser um especialista é condição
necessária mas não suficiente.
§
Quais as competências de um bom Consultor de Organização?
Qualquer um
que deseje contratar serviços profissionais de qualquer natureza,
independentemente de saber por que deseja contratar este profissional, deve refletir
seriamente sobre as competências desejadas neste profissional. Caso contrário,
não conseguirá especificar o serviço que deseja contratar.
O ICMCI – The
International Council of Management Consulting Institutes (www.icmci.com), representado no Brasil pelo IBCO –
Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização (www.ibco.org.br), desenvolveu um Modelo de
Competências do Consultor de Organização profissional. Da análise destas se
desprende que o consultor profissional precisa desenvolver competências
específicas em consultoria de organização, além das necessárias para tornar-se
especialista em alguma questão relacionada com a gestão da organização. Boa
parte destas decorre de dois fatos: a) consultoria necessariamente envolve
mudanças na organização “cliente”; b) o consultor de organização não têm poder
de decisão na organização cliente; o sucesso ou insucesso da consultoria
dependerá da capacidade de influência e da capacidade de organizar, junto com o
cliente, os recursos necessários para que a mudança aconteça.
O
desenvolvimento de padrões (standards) para a atividade de consultoria de
organização é preocupação e interesse básico das organizações mencionadas
acima. O resultado deste esforço são o processo de certificação internacional
de consultores CMC – Certified Mangement Consultant, a norma Europeia EN16114 e
a norma ISO20700, já em fase de aprovação até final de 2016 (http://www.iso.org/iso/iso_20700_-_management_consultancy_-_briefing_notes.pdf). São normas de orientação quanto à
condução de um projeto de consultoria, tanto para os próprios consultores de
organização quanto para os clientes de consultoria.
§
Qual a contribuição da Consultoria para melhorar a
competitividade?
Estamos
falando de negócios, competição e competitividade no mundo dos negócios. Neste
mundo a competição se dá entre empresas. Qual é a disputa neste ambiente? A
disputa é pela preferência dos potenciais compradores pelos produtos e serviços
oferecidos pela organização. Esta disputa se dá em vários níveis, mas neste
artigo abordaremos apenas o primeiro.
A empresa
deve ser capaz de produzir e entregar o produto ou serviço em condições tais
que lhe permitam sobreviver. Isto é condição necessária, mas não suficiente.
Mais do que um dos níveis da disputa, se trata de um atributo necessário. Sem
ele, a empresa morre. É aqui onde o empresário deve usar todas as suas competências de gestão e administração.
Se não tiver estas competências, deve procurar ajuda.
Estudos
diversos e a própria mídia de negócios destacam com frequência a baixa
qualidade da gestão das empresas no Brasil, especialmente nas pequenas e médias
empresas nacionais (PMEs), que apresentam problemas elementares de
administração. Isto fica ainda mais evidenciado quando se observa que a
produtividade no Brasil está estagnada e que o “gap” de desempenho e
competitividade com as melhores empresas do mundo aumenta sistematicamente,
especialmente nos últimos dez anos. Vejo a consultoria de organização como um
dos instrumentos que permitiria reverter este quadro.
Um consultor
de organização profissional, devidamente qualificado, fornece: a) uma visão externa
(desprovida de preconceitos com relação ao que acontece diariamente dentro da
organização); b) experiência e especialização técnica; c) isenção e
neutralidade; d) atenção concentrada à solução do problema; e) conhecimento
novo.
Peter Drucker
disse: “A gestão é uma pratica, não é uma ciência ou uma arte, pois ela aprende-se
sintetizando a experiência em conhecimento. O conhecimento de gestão avança
testando conceitos em “cases” e o consultor de organização é o único que emerge
em profundidade e diversidade de “cases” oferecendo ainda um distanciamento da
situação em que atua.”
A realidade
demonstra que a indústria de consultoria local, com exceções, parece ter sido incapaz
de fornecer serviços em qualidade e quantidade suficientes para gerar impacto
nesses setores. Boa parte deste resultado se deve à falta de profissionalismo
daqueles que se apresentam como consultores de organização e à incapacidade,
por desconhecimento do empresário de como especificar os serviços e
consultoria, levando-o a contratar tais serviços de forma inadequada, gerando
expectativas que geralmente não ficam devidamente atendidas. Está na hora de
mudar.
Acesse também www.portalcompetitividade.com
Acesse também www.portalcompetitividade.com
Acesse também www.ibco.org.br
*1 - veja
artigo de 2013 no meu blog – “A Consultoria de Organização é uma Profissão” - https://criswelmig.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-08:00&max-results=1 )
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