O seguinte artigo teve origen numa dúvida encaminhada por um leitor para a redação da EXAME.COM: Quanto tempo leva para que uma startup se torne altamente lucrativa?
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/quanto-tempo-uma-startup-demora-para-dar-lucro
Editado por Mariana Desidério, de EXAME.com - Publicado em 28 de Agosto de 2016
São Paulo, 10 de agosto de 2016
Por Cristian Welsh Miguens – Univ. Anhembi Morumbi para EXAME.com
Uma semana ou
15 anos. Quem começa um empreendimento pensando apenas em ganhar dinheiro, vai
fracassar.
Lucro é uma
consequência. O foco deve estar no cliente e nas suas necessidades. Até grandes
empresas se esquecem disto e acabam quebrando! Cada vez mais é necessário
monitorar, ouvir, os clientes e as suas necessidades. Nas startups esta
atividade, nos dias de hoje, deveria ser feita de forma permanente. Ou seja, os
mecanismos de consulta e de troca de opiniões e sugestões com os clientes
deveriam fazer parte do DNA da empresa, aproveitando-se para tanto todas as
oportunidades que o acesso à TI nos fornece.
Dá para uma
empresa sobreviver sem lucro? Claro que não. Mas quando o lucro vira um fim em
si mesmo, logo a empresa deixará de colocar os seus clientes em primeiro lugar
e perderá então, talvez pouco a pouco, outras vezes mais rápido, a sua
utilidade. E os clientes perceberão isto e a abandonarão.
Isto quer
dizer que não adianta apenas querer entregar aos meus potenciais clientes o que
eles desejam. Ser empresário, escolher ser empresário, significa desenvolver
competências que permitam faze-lo permitindo que a empresa sobreviva. Explicado
de outra forma, todos os dias a empresa deve vencer o desafio de convencer os
seus clientes de que ela é útil não apenas porque entrega o produto ou serviço
desejado pelos clientes, mas porque o faz em condições melhores que a dos seus
potenciais concorrentes e porque o faz em condições que lhe permitem
sobreviver.
Fazer isto
requer ambição. Esta mesma ambição é que impulsiona os atletas a constantemente
procurar melhorar o seu desempenho. A ambição do atleta que o motiva e o conduz
à auto superação só é possível porque tem pares competidores que o desafiam
todo dia gerando uma cumplicidade que não impede a competição. Assim deveriam
agir os empresários entre si. Esta ambição, no mundo dos negócios, é a
lucratividade das empresas. O lucro é a recompensa por um trabalho bem feito.
Quanto tempo
vai demorar em tornar a empresa lucrativa? Depende da sua ambição. Depende de
como desenvolve seus produtos e serviços de forma a atender necessidades ou
resolver problemas dos seus potenciais clientes. Depende das próprias
competências de poder entregar isto em condições de poder sobreviver. E
finalmente depende em como ele consegue comunicar-se com os seus potenciais
clientes de forma a que eles percebam a utilidade da empresa.
O melhor
conselho com relação ao ritmo de crescimento é: comece pequeno (de forma a
limitar o risco e poder compreender melhor os seus potenciais clientes), pense
grande (seja ambicioso o suficiente para acreditar que pode fazer a diferença)
e cresça rápido (hoje em dia é muito fácil ser copiado – faz parte das
competências que devem estar presentes nas startups é ser capaz de expandir-se
rapidamente para poder sobreviver).
As
dificuldades são enormes e os sacrifícios pessoais a que o empresário se submete,
por vezes poderão parecer insuportáveis. O único alento que tal vez eu possa
deixar aqui é a seguinte frase: o que se obtém fácil se perde fácil; o que é
difícil de ser atingido, uma vez atingido, nos fornece um prazer insuperável: a
sensação do dever cumprido.
Envie suas dúvidas sobre startups para pme-exame@abril.com.br.
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