quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Quanto tempo uma startup demora para dar lucro?

O seguinte artigo teve origen numa dúvida encaminhada por um leitor para a redação da EXAME.COM: Quanto tempo leva para que uma startup se torne altamente lucrativa?


http://exame.abril.com.br/pme/noticias/quanto-tempo-uma-startup-demora-para-dar-lucro

Editado por Mariana Desidério, de EXAME.com - Publicado em 28 de Agosto de 2016

São Paulo, 10 de agosto de 2016
Por Cristian Welsh Miguens – Univ. Anhembi Morumbi para EXAME.com

Uma semana ou 15 anos. Quem começa um empreendimento pensando apenas em ganhar dinheiro, vai fracassar.
Lucro é uma consequência. O foco deve estar no cliente e nas suas necessidades. Até grandes empresas se esquecem disto e acabam quebrando! Cada vez mais é necessário monitorar, ouvir, os clientes e as suas necessidades. Nas startups esta atividade, nos dias de hoje, deveria ser feita de forma permanente. Ou seja, os mecanismos de consulta e de troca de opiniões e sugestões com os clientes deveriam fazer parte do DNA da empresa, aproveitando-se para tanto todas as oportunidades que o acesso à TI nos fornece.
Dá para uma empresa sobreviver sem lucro? Claro que não. Mas quando o lucro vira um fim em si mesmo, logo a empresa deixará de colocar os seus clientes em primeiro lugar e perderá então, talvez pouco a pouco, outras vezes mais rápido, a sua utilidade. E os clientes perceberão isto e a abandonarão.
Isto quer dizer que não adianta apenas querer entregar aos meus potenciais clientes o que eles desejam. Ser empresário, escolher ser empresário, significa desenvolver competências que permitam faze-lo permitindo que a empresa sobreviva. Explicado de outra forma, todos os dias a empresa deve vencer o desafio de convencer os seus clientes de que ela é útil não apenas porque entrega o produto ou serviço desejado pelos clientes, mas porque o faz em condições melhores que a dos seus potenciais concorrentes e porque o faz em condições que lhe permitem sobreviver.
Fazer isto requer ambição. Esta mesma ambição é que impulsiona os atletas a constantemente procurar melhorar o seu desempenho. A ambição do atleta que o motiva e o conduz à auto superação só é possível porque tem pares competidores que o desafiam todo dia gerando uma cumplicidade que não impede a competição. Assim deveriam agir os empresários entre si. Esta ambição, no mundo dos negócios, é a lucratividade das empresas. O lucro é a recompensa por um trabalho bem feito.
Quanto tempo vai demorar em tornar a empresa lucrativa? Depende da sua ambição. Depende de como desenvolve seus produtos e serviços de forma a atender necessidades ou resolver problemas dos seus potenciais clientes. Depende das próprias competências de poder entregar isto em condições de poder sobreviver. E finalmente depende em como ele consegue comunicar-se com os seus potenciais clientes de forma a que eles percebam a utilidade da empresa.
O melhor conselho com relação ao ritmo de crescimento é: comece pequeno (de forma a limitar o risco e poder compreender melhor os seus potenciais clientes), pense grande (seja ambicioso o suficiente para acreditar que pode fazer a diferença) e cresça rápido (hoje em dia é muito fácil ser copiado – faz parte das competências que devem estar presentes nas startups é ser capaz de expandir-se rapidamente para poder sobreviver).
As dificuldades são enormes e os sacrifícios pessoais a que o empresário se submete, por vezes poderão parecer insuportáveis. O único alento que tal vez eu possa deixar aqui é a seguinte frase: o que se obtém fácil se perde fácil; o que é difícil de ser atingido, uma vez atingido, nos fornece um prazer insuperável: a sensação do dever cumprido.

Envie suas dúvidas sobre startups para pme-exame@abril.com.br.

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Sócio Diretor da IRON Consultoria