As pistas de que sua
startup não terá o resultado esperado?
O seguinte artigo
teve origem numa dúvida encaminhada por um leitor para a redação da EXAME.COM: Como administrar uma startup para que dê o
resultado esperado?
http://exame.abril.com.br/pme/pistas-sua-startup-nao-tera-resultado/
http://exame.abril.com.br/pme/pistas-sua-startup-nao-tera-resultado/
Editado por Mariana
Desidério, de EXAME.com -
Publicado em 18 de Outubro de 2016
Por Cristian Welsh
Miguens – Univ. Anhembi Morumbi para EXAME.com
Antes de
responder a pergunta, vamos ver quais os motivos pelos quais uma startup pode não apresentar o resultado esperado.
a)
Ausência
de planejamento;
b)
Planejamento
mal feito;
c)
Implementação
do Planejamento mal executado;
d)
Acreditar
que o Plano não precisa de alterações na medida em que vai sendo implantado e
executado.
Da lista
acima concluímos que a primeira questão é planejar de forma adequada. Em geral
temos uma ideia errada do que seja planejamento. Um bom Plano nos ajuda a não
perder de vista os objetivos e metas e os meios para atingi-los. Obriga a fazer
um exercício mental sobre todos os detalhes do negócio.
O
Planejamento engessa as decisões apenas se o empreendedor permitir. Se se
verifica algum erro, se mudam as premissas, se aparece um fato novo, é preciso
mudar o plano e ajustar as ações para adequar o negócio e a execução do plano à
realidade. Este ciclo, o de planejar, definir um plano de ação, executar o
plano, verificar se ele se desenvolve conforme esperado, corrigir o plano e
reiniciar o ciclo é a metodologia PDCA (Plan,
Do, Check, Action). Pode
obter mais detalhes consultando na internet Métodos de Análise e Solução de Problemas (MASP). A metodologia é simples e de fácil compreensão.
Já a sua execução, requer muita disciplina.
Um erro comum
cometido na gestão da startup é o de esquecer e deixar de ouvir o cliente.
Permita o cliente (ou o potencial cliente) a lhe ajudar ouvindo as queixas e
sugestões. Incentive-o a permanentemente ficar em contato com a empresa.
Desenvolva mecanismos que facilitem esse contato. Vai se surpreender com a
qualidade e boa vontade das pessoas para lhe ajudar a resolver os problemas da
empresa e, ainda, de graça!!!!
O outro erro
comum e esquecer-se que você terá concorrentes e que eles não ficarão quietos
observando o seu sucesso. Tente sempre antecipar-se. Inclua nas premissas que
servirão de base aos seus planos que a cada ação diferenciada sua haverá algum
tipo de reação dos concorrentes. Planeje como os enfrentará. Durante a
execução, monitore os concorrentes e as suas ações. Então, mais uma vez adeque
o plano.
Nenhum empreendedor
precisa ser um especialista em administração. Mas os problemas de
administrativos e de gestão, muitas vezes, precisam de especialistas.
Empreendedores em geral conhecem muito bem o produto e o seu mercado. Mas tem
enormes problemas com a administração geral do negócio, com a administração de
pessoas, com a aplicação e o cumprimento da legislação e, muitas vezes, com a
gestão financeira. Deixe o orgulho de lado e peça ajuda. Se acreditar que seu
negócio não comporta pagar por esse tipo de ajuda, sugira pagar por resultado.
Não seja ganancioso, compartilhe o resultado da criação de valor do seu negócio
com quem lhe ajuda a gerar esse valor.
E, se for solicitar ajuda,
lembre que o barato sai caro. Procure profissionais competentes. Solicite deles
boas referencias. Procure contato com quem já se utilizou dos serviços desse
profissional. Se você não consegue desenvolver um vínculo de confiança com ele,
não o contrate, continue procurando. E nunca, nunca mesmo, delegue em pessoas
de fora da empresa a decisão final sobre as sugestões fornecidas pelos
especialistas contratados. Se não estiver convencido, questione, questione e
questione até se convencer, ou não, de que o sugerido vai lhe trazer
benefícios.
Feito, agora já tenho a
fórmula do sucesso !!!!!
ENGANO SEU !!!! No mundo
dos negócios não há garantias. O risco sempre existe. Mesmo fazendo tudo certo,
o negócio pode dar errado. Fazer as coisas certas aumenta a suas chances de que
o negócio dê certo. Mas, não garante que vai dar certo. Seja bem vindo à vida e
à dura realidade do empreendedor ! E, como sempre, boa sorte !
Mais sobre
Empreendedorismo, Negócios e Economia em https://criswelmig.blogspot.com
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